A ACES – Associação Cristã Acolher Cuidar Ensinar Servir, integrante da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos, está assim como as demais instituições com as atividades presenciais interrompidas por conta da pandemia, mas tem mantido o atendimento remoto às famílias, que são um público que enfrenta vulnerabilidades. Juntamente com A ACES, ONG que atua com crianças de 6 a 14 anos, estagiários de psicologia da USF – Universidade São Francisco, desenvolveram uma cartilha psicoeducativa: “Dicas e Orientações – Apoio em realização das tarefas escolares de educação remota”, para ser entregue aos pais das crianças atendidas na ONG, visando apoiá-los na dificuldade encontrada em realizar as atividades escolares remotas, pois essa é uma mudança que chegou para ficar.
A cartilha é resultado de um plano de intervenção feita, no primeiro semestre deste ano, por um trio de estudantes da Universidade, que encontrou a ACES através da oportunidade de estágio que a ONG mantém aberta nas áreas de psicologia, serviço social e pedagogia.
Primeiramente os estagiários fizeram pesquisas e entrevistas online com as famílias, onde puderam identificar as dificuldades enfrentadas pelas mesmas, a educação remota/híbrida apareceu como ponto chave nas pesquisas, seguido por um precário acesso a tecnologia e houve até uma dificuldade que apareceu em entender as redes públicas de apoio, como CRAS e CREAS.
Com esses resultados em mãos, os estudantes Thalys Camilo, Thamiris Gonçalves e Jaqueline Cardoso desenvolveram o plano de intervenção em três frentes: a cartilha, um modelo de psicoeducação para entidade e o acompanhamento da disponibilização de computadores, que a ACES se propôs a fazer para as famílias. Uma contrapartida da Instituição para suavizar os efeitos do precário acesso à tecnologia verificado. A ACES também vai imprimir, com o apoio de um patrocinador, as cartilhas e disponibilizar para as famílias atendidas pela Instituição.
“Estamos muito felizes e encantados com o desempenho da equipe de estagiários, e com essa ação queremos garantir que a ACES continue fazendo a diferença na vida de muitas famílias, principalmente nesse ano em que as vulnerabilidades têm se acentuado”. Afirma a presidente da instituição Clara Queiroz.
Quem tiver interesse em receber uma cópia digital da cartilha pode entrar em contato com a ONG pelo WhatsApp (19)98612 2026.