O artista da cerâmica Aldemir Cândido está finalizando as suas frutas que estarão disponíveis no pavilhão de venda de frutas da Festa do Figo, trabalho que já ganhou clientes por este Brasil afora, fez parte de projetos como: Salvem os nossos Figos do Ocupe.Arte e do Projeto Figos do Bem, uma parceria da FEAV e EagleBurgamann.
Pessoa simples, trabalhador rural, via a avó fazendo peças na argila e começou também a esculpir, mas gostava mesmo de desenhar, até o dia que foi residir na Fazenda Chapadão da família do saudoso artista Marcos Guimarães, que logo percebeu o talento de Aldemir e ofereceu a ele um curso em Campinas, depois frequentou o Conselho Municipal de Cultura com a Pik e foi se aprimorando.
Como trabalha no meio rural, o contato com as frutas sempre chamou atenção e assim começou a fazer as frutas, num processo bastante artesanal, usando esponja e tinta. Como era fã do programa de Gugu Liberato, registrou sete quadros do programa, esculpiu cada um e mandou para a produção do programa, pedindo um forno para queimar as peças. Duas semanas depois a produção entrou em contato e levou o Aldemir para participar do programa em 2011.
“Ganhei o forno e outras peças que eu precisava para montar a oficina, foi um ganho muito grande que abriu muitas portas para mim”, disse o artista.
Em, 2018 o artista plástico Genivaldo Amorin e Tomás Cajueiro, idealizadores do Projeto Ocupe. Arte, encomendaram do Aldemir, várias peças de figos sem a pintura para uma ação na cidade: “Salvem os Nossos Figos”, onde os artistas do grupo pintaram as peças como desejavam chamando atenção para a produção de figo na cidade, foi um sucesso!
Em 2022, com a instalação da indústria EagleBurgmann em Valinhos, o diretor geral da empresa na América Latina – Rodrigo Vilela, queria algo inovador para oferecer aos visitantes no ato da inauguração, a ideia dos figos veio à tona novamente e juntamente com a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos e surgiu o projeto Figos do Bem. Aldemir fez as peças e os assistidos de várias entidades fizeram as pinturas com ajuda da artista plástica Arlete Luthold.
Aldemir Cândido estará esculpindo na sua banca na Festa do Figo em vários horários para mostrar a sua arte, onde também estarão as suas frutas prontas: figo, maçã, goiaba, abacate, banana, caju, melancia outras. Cada peça tem um custo médio de R$5,00 a R$6,00.