Há um ano, no dia 5 de setembro de 2022, nascia em Valinhos o JovemTEC, programa que prepara jovens da rede pública, para o vestibulinho das escolas técnicas. A realização é da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos, com apoio da empresa EagleBurgmann.
Hoje são 36 jovens que se prepararam para o primeiro vestibulinho, marcado para o dia 1º de outubro, no COTUCA. “Estamos ansiosos e com muita expectativa, fizemos um trabalho intenso, os jovens foram muito comprometidos e agora estão na reta final”, destaca a coordenadora Patrícia Almeida.
São 36 jovens, que estão encarando o desafio e fazendo história na cidade. “A oportunidade veio através da EagleBurgmann que fez o aporte financeiro para que pudéssemos viabilizar o projeto, com a contratação dos professores, uniforme, apostilas, vale transporte e lanche. Estou feliz e orgulhosa com o que fizemos até aqui, pudemos perceber o crescimento desses jovens, acredito que estamos fazendo a diferença na educação e como disse o diretor da empresa EagleBurgmann Rodrigo Vilela, o desejo é que o ciclo se renove, alunos no Colégio Técnico, que depois venham estagiar na empresa, ser futuros colaboradores e chegar no cargo que ele chegou, esse é o foco e nosso empenho”, disse a presidente da FEAV – Eliane Macari.
Os jovens participaram da Feira de Profissões e como disse a coordenadora Patrícia Almeida, foi muito bem vê-los decididos, sabendo o que é um colégio técnico e principalmente sabendo onde querem chegar. “Temos aqui um grupo de professores dedicados e focados no objetivo dos vestibulinhos, neste período de um ano, realizamos várias provas de intensivões e fomos acompanhando o desenvolvimento e o crescimento de cada um. Paralelamente, tivemos o apoio de uma psicopedagoga Aureclice Valverde e a Psicóloga Roberta Rebelo que deram o aporte emocional para esta turma e não podemos deixar de destacar o apoio das famílias que desde o princípio estão junto conosco”, enfatiza a coordenadora.
A professora Amanda Carine Regorão Leandro que dá aulas de Produção e Interpretação Textual, disse que participar do JovemTEC tem sido uma experiência muito boa, estamos construindo com essa turma um projeto inovador, onde além do conteúdo, os jovens amadureceram, tiveram muito mais responsabilidade, aprenderam a se organizar com as tarefas. “Agora estão vivendo o momento da pressão, o primeiro vestibulinho e para onde todos querem ir que é o COTUCA. A nossa expectativa enquanto educadores é ter bons resultados e todos no colégio técnico, isso será a maior alegria e algo inédito para Valinhos”.
A jovens Gabriela Custódio da Silva, aluna da EMEB Cecília Meirelles, vai prestar o COTUCA na área de enfermagem e nas demais escolas, vai para área de logística. “Isto está sendo incrível pra mim, uma grande oportunidade, que me ajudou também na escola, sempre tive muita dificuldade em química e estou fazendo o melhor. Já prestei a ETEC, fiquei em 9º lugar em logística e administração. Esse cursinho JovemTEC abriu a minha mente, me mostrou o que quero conquistar na minha vida, aprendi a estudar”.
Também a aluna Katryna de Carvalho Martins, 15 anos, aluna da EMEB Jerônimo Alves Corrêa, disse que esta é uma experiência muito legal, o JovemTEC melhorou a minha performance escolar, as minhas notas melhoraram muito, porque aqui amadureci e a minha dificuldade em matemática está sendo ultrapassada com ajuda da professora Carol. “Preciso me esforçar se quiser ser alguém no futuro, esse curso melhorou o meu relacionamento social, conheci novas pessoas e vou me esforçar para passar no vestibulinho de enfermagem ou TI”.
Davi Filippi de Moraes, 14 anos, aluno da escola EMEB Luiz Antoniazzi tem vários objetivos: tecnologia, mecatrônica, informática, desenvolvimento de sistemas e vai prestar o vestibulinho em todas as escolas técnicas.
“O JovemTEC foi muito bom pra mim, fiquei muito melhor, percebi que não precisava estudar na escola, porque o que aprendo aqui ajuda lá. Estou ansioso com o vestibulinho, mas estou preparado, participo das Olimpíadas de Astronomia do OBA, na 2ª fase, e de Matemática na OBMEP, me sinto preparado, prestei ETEC, fui bem classificado também prestei Bento Quirino, o meu objetivo é conseguir ser melhor na vida”.