No último sábado, 12 de abril, o Casarão da FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos) recebeu representantes das entidades que integram a organização para a apresentação do Programa Valinhos Solidária, uma iniciativa em parceria com a plataforma Atados. O evento contou com a presença de Daniel Moraes Assunção, fundador da plataforma, que apresentou os objetivos da ONG e explicou como as entidades locais e a FEAV poderão se beneficiar da parceria.
A presidente da FEAV, Eliane Macari, em sua apresentação destacou os trabalhos em andamento e ressaltou a importância da criação de uma rede de voluntariado no município. Segundo ela, essa necessidade motivou a busca pela parceria com a Atados, que reúne mais de cinco mil ONGs e 300 mil voluntários, configurando-se como a maior rede de engajamento social do Brasil.
Além dos representantes das entidades, estiveram presentes o voluntário e vereador Vagner Alves, a Dra. Cláudia Melchert, que assumirá a coordenação do programa ao lado de Wanda Dini e a patrona do projeto, Fernanda Teixeira, presidente da Acesa. Fernanda, inclusive, foi quem sugeriu a criação de uma rede de voluntariado para apoiar as diversas ações desenvolvidas em Valinhos.
A Atados é uma plataforma brasileira, criada em 2012, que conecta pessoas interessadas em trabalho voluntário a organizações que precisam de apoio, promovendo o engajamento em causas sociais por meio da aproximação entre voluntários e oportunidades de atuação em diferentes áreas.
Eliane Macari destacou que o Programa Valinhos Solidária tem como missão mobilizar a sociedade civil: “Temos muitas pessoas que podem contribuir , doar seu tempo e talento ou, pessoas aposentadas e ativas, com conhecimento e experiência para doar. A pergunta é: como acolher e preparar esses voluntários? É isso que buscamos com o apoio da plataforma Atados em Valinhos.”
Durante sua apresentação, a Dra. Cláudia Melchert, que atuará voluntariamente na condução do programa, enfatizou que o momento é oportuno para fortalecer o engajamento da comunidade e manifestou o desejo de que a iniciativa tenha longa duração e impacto efetivo.
Daniel Moraes Assunção, fundador da Atados, reforçou que a participação no programa se dará em duas etapas: a primeira, voltada às instituições associadas à FEAV que desejam aderir ao programa, com foco na capacitação; e a segunda, voltada à mobilização e formação dos voluntários.
A FEAV já definiu dois encontros on-line preparatórios para as entidades interessadas: dia 24 de abril e dia 9 de maio.
Nesses encontros as instituições aprenderão como identificar suas demandas, abrir vagas e gerenciar voluntários por meio da plataforma Atados.
A data oficial de lançamento do Programa Valinhos Solidária será divulgada ainda em maio. A gestão da plataforma será inteiramente conduzida pela equipe da Atados.
Daniel finalizou destacando a importância da qualificação no trabalho voluntário: “Este programa busca promover um voluntariado consciente e capacitado, garantindo que os voluntários tenham o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar de forma ética e efetiva. A formação contínua é essencial para que as ações voluntárias tenham um impacto duradouro e transformador.”