Uma nova entidade passou a integrar a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos a partir de fevereiro de 2021, após ter todos os documentos e estatuto analisados e com aprovação das demais entidades, trata-se da ONG Espaço da Criança, entidade fundada em 2007 pela saudosa pastora Vanda Nicolau, hoje sob a presidência de Francisco Nicolau.
O Espaço da Criança atende 40 crianças de 4 a 11 anos, que possuem dificuldades de aprendizagem, seja por patologias biológicas, psicológicas ou sociais, e também funciona em sistema de creche.
A sua fundadora pastora Vanda Nicolau da Igreja Batista das Nações, tinha um sonho de poder devolver para a sociedade, o que havia recebido dos serviços sociais, por pertencer a uma família muito carente. Estudou e se formou pedagoga e depois psicopedagoga e queria ajudar crianças de famílias que também não pudessem pagar por um atendimento psicológico ou pedagógico para vencer as dificuldades de aprendizagem.
A entidade tem sua sede na Av. Dr. Altino Gouveia, 977 no Jardim Pinheiros e além do trabalho pedagógico com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e com os pequenos que frequentam a creche, o Espaço da Criança trabalha com as famílias, oferecendo oficinas de economia, higiene, na área da saúde e da saúde emocional, com temas como depressão infantil, suicídio entre outros.
A entidade funciona de segunda à sexta das 13 às 16h30, e pretende retomar as atividades presenciais em abril, tem como meta voltar o atendimento em período integral, dificultado no momento por falta de recursos financeiros, que vem de pessoas físicas, da Igreja Batista das Nações. A entidade não recebe nenhum recurso público, a receita para manutenção da ONG vem também da realização de bazares.
A entidade mantém quatro profissionais contratados trabalhando em tempo integral e 11 pessoas voluntárias que atuam duas vezes na semana.
Nesse período de pandemia a entidade não teve atividades presenciais, mas procurou atender pontualmente às famílias com mais necessidades, criou um canal para suporte das Aulas de Ensino à Distância e numa parceria com a empresa DHL conseguiu onze computadores para crianças de famílias carentes, além das cestas oferecidas neste período.
O Diretor Social Samuel Nicolau destaca que fazer parte da FEAV foi uma conquista. “Uma ONG isolada não chega a lugar nenhum, precisamos de parceiros, vejo na FEAV uma base sólida, com ótima estrutura, juntos poderemos produzir bons frutos, conheço pessoas de algumas entidades como Santa Casa de Valinhos, Círculo dos Patrulheiros e outras, muito comprometidas com o 3º Setor, para o Espaço da Criança será uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento”.