No dia 5 de setembro teve início oficialmente o 1º JovemTEC de Valinhos, com 33 jovens dos 8º e 9º anos das escolas públicas municipais e estaduais, selecionados pelo desempenho escolar e condição socioeconômica, para o curso preparatório visando ingresso nas escolas técnicas da região.
Foram três meses de trabalho e os resultados já se apresentaram de forma muito especial. O jovem Giovane Lidorio Multini, aluno da Escola Municipal de Educação Básica Luiz Antoniazzi, foi aprovado nos três vestibulinhos que prestou: curso de Informática no COTUCA; Informática no Instituto Federal e Logística no Bento Quirino.
Giovane optou pelo COTUCA dizendo que o JovemTEC foi importante para que ele conseguisse o resultado. “Não faltei em nenhuma aula, me dediquei porque queria fazer como o meu irmão que cursou escola técnica e consegui”, disse Giovane.
A coordenadora do Jovem TEC Patricia Almeida disse que os três meses do JovemTEC mostrou um comprometimento dos alunos e dos professores. “O Giovane havia se destacado nos dois intensivões que realizamos, no primeiro foi a melhor produção textual e no segundo destaque no seu avanço, desempenho e a nota de classificação. Estamos aguardando mais um resultado de uma jovem que prestou enfermagem e destacar o resultado do Davi Filippi de Moraes que foi como trainee e também foi aprovado, mas não poderá cursar porque ainda está no 8º ano e terá que cursar o 9º ano, devendo prestar novamente no final de 2023.
O Programa JovemTEC está sendo realizado através da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos, com patrocínio da Eagle Burgmann, em parceria com o Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos que cedeu as instalações para as aulas que acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h15 e uma vez no mês, atividades aos sábados. No momento o grupo está em férias, devendo retornar na segunda semana de fevereiro.
Com aprovação do Giovane para cursar a Escola Técnica e com a possibilidade de mais uma aprovação e a possibilidade de outros alunos optarem pelo ensino médio normal, serão abertas algumas vagas, os alunos que estão na lista de espera serão chamados e passarão pela avaliação socioeconômica e currículo escolar, quem quiser se inscrever para a lista de espera, deve mandar um email para jovemtec.feav@gmail.com.
A presidente da FEAV Eliane Macari enalteceu o trabalho da Patricia Almeida e todo grupo de colaboradores, incluindo a psicóloga Roberta Rebelo que a cada 15 dias se encontrou com a turma, para tratar assuntos como: ansiedade, organização, hábito e orientação vocacional, a fim de ajudá-los na escolha do curso e parabenizou o Giovane e sua família pelo apoio e incentivo na escolha da carreira.
O pai Norberto Multini, estava orgulhoso da conquista do filho e deu todo apoio. “Um dos meu filhos já fez esse caminho e hoje está fazendo universidade na UNICAMP, agora o Giovane que aproveitou a oportunidade oferecida pelo JovemTEC, mas tenho mais uma filha que deverá também se candidatar para este curso preparatório, afim de se preparar para o vestibulinho da escola técnica.