No próximo dia 23 de novembro a FEAV, Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos completa seu 6º aniversário de fundação, hoje sob a presidência de Eliane Macari, a primeira mulher a assumir esse cargo que foi ocupado por Marcos Vedovatto e Fernando D´Ávila.
O grande objetivo desde a fundação da FEAV é a busca da valorização do ser humano, a assistência e o bem estar social, em ações desenvolvidas pelas 11 entidades assistidas, com prioridade à criança, adolescente, adulto e idoso com ou sem deficiência, além do fortalecimento da representatividade das mesmas junto ao poder público.
Fazem parte da FEAV, 11 instituições não governamentais e sem fins lucrativos, que desempenham um papel fundamental na cidade, sempre com olhar voltado para o engajamento, consenso, troca de experiências, fazendo uma ponte com a sociedade. São elas: APAE, ACES, ACESA, Casa da Criança, COHCRIC – Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia, Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, Espaço da Criança, Grupo Rosa e Amor, Recanto dos Velhinhos, Santa Casa e Vila Solidária.
Nesse pouco tempo de existência, a FEAV desenvolveu inúmeras atividades com alguns eventos marcantes como os Leilões realizados, um importante espaço na festa do figo para trabalhar com comida japonesa, implantação do Marco Regulatório, capacitação contínua e palestras com Max Gehringer, mas foi nos últimos anos que a FEAV ganhou espaço e teve o seu nome reconhecido na cidade.
O ano de 2020, foi um divisor de águas uma vez que a FEAV teve que se desdobrar para atender as entidades e seus 1815 assistidos que ficaram em vulnerabilidade social por conta da pandemia.
Importantes parcerias foram feitas com a sociedade civil, entre elas com o Colégio Porto Seguro, Associação do Senhor Jesus, Colégio Carpe Diem, Escola Sesi Valinhos, Jornal de Valinhos, Escola Michigan, AEVAL, ACIV, BNI e outros, que através das mais diversas campanhas foi possível atender as entidades e seus assistidos.
“Fico muito feliz que estamos nos encaminhando para um novo momento dentro da FEAV, desde a sua criação nunca teve o objetivo de ser assistencialista, mas a pandemia exigiu e fomos à luta, agora estamos focados nos projetos para dar possibilidades aos assistidos de se desenvolverem. O primeiro deles está acontecendo na Associação do Senhor Jesus, o PED – Programa Ensinar e Desenvolver, com 18 jovens do Círculo de Amigos do Patrulheiro que estão tendo uma vivência junto a TV Século 21 e que poderá ser executado por outras empresas. Fechamos um convênio com o IDIS, Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social, com sede em São Paulo, que executa parcerias com objetivo de aumentar o impacto social, é um órgão idôneo e reconhecido internacionalmente”.
A FEAV se prepara para alçar novos vôos ajudando as entidades e seus assistidos a conquistarem espaços para seu desenvolvimento.
“A pandemia exigiu de nós ações rápidas e engajamento com vários setores da sociedade, mas foi também o que nos possibilitou enxergar novas oportunidades, são relacionamentos que nos fortalecem fazendo elos de uma grande corrente do bem” finaliza Eliane.