Um artigo publicado na Stanford Social Innovation Review Brasil, intitulado “A Força das Estratégias Coletivas”, destaca o impacto da Filantropia Comunitária no Brasil. O texto ressalta como fundações e instituições comunitárias fortalecem os territórios ao mobilizar recursos locais, impulsionando mudanças e promovendo uma filantropia mais participativa e enraizada.
O artigo evidencia que a filantropia comunitária surge como uma resposta eficaz para fortalecer tendências positivas, como o financiamento centrado na comunidade e a melhor distribuição de recursos locais.
Um dos destaques do documento é a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos, citada como um “case” de sucesso. A FEAV se consolidou como um espaço de articulação entre OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e, durante a pandemia da Covid-19, passou por uma grande transformação. Além de fortalecer a conexão entre as entidades, assumiu um papel ativo na promoção de campanhas que envolveram o poder público e as demandas do território.
A presidente da FEAV, Eliane Macari, identificou a necessidade de apoio às instituições e liderou campanhas de arrecadação de alimentos e itens de higiene, mobilizando escolas, órgãos públicos, entidades e lideranças comunitárias. Como resultado, foram arrecadados mais de R$ 300 mil em doações.
Com esse fortalecimento, a FEAV expandiu sua atuação. Com apoio financeiro da multinacional EagleBurgmann, implantou o projeto JovemTEC, que prepara jovens de escolas públicas para os vestibulinhos das escolas técnicas. Além disso, teve participação ativa no Leilão Solidário e, em 2022, conquistou um espaço cedido pela Prefeitura para sediar suas atividades.
A busca contínua por recursos levou a presidente a estreitar relações com os poderes Executivo e Legislativo, conquistando R$ 6,5 milhões em 2023 por meio de emendas impositivas, beneficiando projetos das entidades assistenciais.
No final de 2023, a FEAV recebeu da FEAC – Fundação Campinas a doação do Casarão, que se tornou sua sede definitiva, denominada Casarão FEAV. Esse espaço possibilitará a sustentabilidade financeira da organização a longo prazo.
O Casarão passou por reformas, com apoio de colaboradores, e hoje oferece espaços para locação, além de se consolidar como um polo de projetos sociais e eventos culturais. “Fico muito feliz com esse reconhecimento de todo o trabalho, estamos vivendo uma nova fase, a FEAV vem ganhando ainda mais visibilidade, projetando a entidade e o município de Valinhos no cenário da filantropia comunitária”, finaliza Eliane Macari.