A FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos que promoveu de forma inédita na cidade, o 1º JovemTEC, uma preparação para os vestibulinhos das escolas técnicas, com patrocínio da empresa EagleBurgmann, realizado de setembro de 2022 a novembro de 2023, com uma turma de 33 jovens das escolas públicas, anuncia grandes resultados obtidos pelos participantes.
Dois jovens: Yasmin Soares Silva (15) e Guilherme Emanuel de Freitas (17), foram, aprovados em três escolas técnicas, outros 19 jovens também garantiram a vaga e ainda a expectativa para a lista de 2ª chamada.
Para a presidente da FEAV, Eliane Macari, esse é o resultado do esforço, dedicação da Coordenadora Patrícia Almeida, dos professores, das famílias e especialmente dos jovens que encararam o desafio do cursinho e agora estão colhendo resultados.
A jovem Yasmin Soares Silva, de 15 anos, passou no vestibular da ETECAP, COTUCA e COTIL em Limeira em todas prestou cursos ligados à saúde: enfermagem, biotecnologia e química, mas já optou por enfermagem no COTUCA. “Futuramente quero seguir na área da saúde fazendo faculdade de medicina, foi muito bom fazer parte dessa primeira turma, era tudo muito novo, mas ao mesmo tempo parecia que todos sabiam exatamente o que queriam e estavam preparados para resolver qualquer problema que aparecesse, recomendo a todos que tentem fazer o cursinho é realmente muito bom e foi crucial para que eu conseguisse a tão sonhada aprovação no COTUCA”, disse Yasmin.
E Yasmin disse que buscou a vaga no JovemTEC por influência de duas amigas e ela se diz toda orgulhosa. “O JovemTec foi uma das melhores experiências, tanto na questão de aprendizagem quanto na socialização, tive acesso a muitos conteúdos de cada matéria dos quais nem imaginava um dia ver, ao mesmo tempo conheci novas pessoas, colegas de outras escolas, professores novos e aprendi a lidar com a responsabilidade de administrar as matérias normais da escola e as do cursinho, nem tudo foi fácil, mas sem dúvida, o JovemTEC foi a melhor coisa que eu já fiz. A minha dica: Não desistam, é difícil, mas no fim vale muito a pena, confiem em vocês, se dediquem que terão ótimos resultados e se tudo der errado o cursinho sempre estará de portas abertas para que você tente de novo”.
Também o jovem Guilherme Emanuel de Freitas, 17 anos, foi aluno da Escola Estadual Prof. Antônio Alves Aranha, passou no vestibulinho do Instituto Federal, ETEC Bento Quirino e no Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), nas áreas de mecânica, informática e eletroeletrônica.
“Poder escolher a escola que vou cursar é empolgante, entretanto, desde que vi uma palestra dos alunos do COTUCA, me apaixonei no colégio e nem sequer cogitei outra opção, vou cursar eletroeletrônica lá. O JovemTEC foi uma surpresa que me ajudou a melhorar minha carreira estudantil e pessoal, uma experiência nova, já que nunca tinha ouvido falar de cursinho preparatório, posso dizer que valeu muito a pena privar momentos de prazeres para focar no meu futuro acadêmico”, disse Guilherme.
A coordenadora Patrícia Almeida disse que os resultados até o momento, superam as expectativas, assim que saírem todas as listas o sucesso dessa turma deverá ser ainda maior.