Neste sábado, 25 de junho, às 9 horas, no auditório do SENAI Valinhos, será realizada a solenidade de formatura da primeira turma do Projeto Protagonistas do Futuro, que envolveu 16 jovens, uma realização da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos, parceria com Share People HUB.
Ao todo foram 13 encontros semanais, com a participação de alunos das escolas José Leme do Prado e Governador Franco Montoro, jovens do Círculo de Amigos dos Patrulheiro e Casa da Criança. Cada jovem teve um mentor que acompanhou o treinamento.
No sábado, os 16 jovens distribuídos em grupos irão apresentar o projeto que desenvolveram, propondo melhorias e mudanças.
A Coordenadora Geral da Escola Estadual Prof. José Leme, Elisângela Pereira Barreto informou que cinco alunas do 9º ano participaram do projeto e apresentaram um grande aprendizado e desenvolvimento por meio do itinerário formativo apresentado na sequência das aulas e adquiriram liderança e autonomia de forma fantástica.
“As alunas desenvolveram o Projeto Soneca, ou seja, a criação de um espaço de descanso, relaxamento e vivência dentro da escola uma vez que os alunos passam nove horas na escola. Para isso partiram de uma pesquisa e um movimento de escuta dos próprios alunos. Estabeleceram parceria com o Interact Club de Valinhos Escola José Leme do Prado para a captação de recursos e por meio da venda de sorvetes, pizzas e do capital semente da própria estrutura do projeto, organizaram o caixa para a realização da ação”, explicou Elisângela.
Também o diretor da Escola Governador André Franco Montoro, Alceu Petenuci, a participação dos alunos no Projeto Protagonistas do Futuro foi muito positiva, pois deu a oportunidade aos jovens de refletirem sobre algumas ações, tornando-se protagonistas delas. “O projeto realizado aqui na escola, uma gincana, foi fantástico, a ação não foi específica estrutural, mas trouxe alegria e resgatou jogos esquecidos. Nesse período pós pandêmico a gincana proporcionou uma alegria e garantiu momentos em que os alunos saíram da rotina da sala de aula, puderam se divertir, conversar e teve a competitividade, posso garantir que foi um projeto importante”.
Coordenadora do SCFV, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculosdo Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, Maria Nildes dos Santos Nascimento lembra que os participantes do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, entenderam bem a proposta do Protagonistas do Futuro porque é um tema que é trabalhado na instituição. “O desafio de atuarem como pequenas empreendedoras, em terem que pensar, elaborar e desenvolver uma proposta de projeto foi desafiador e importante, porque abriu na própria instituição um espaço de reflexão, sobre as dificuldades que se enfrenta quando temos objetivos”.
Maria Nildes destaca: “Acredito que toda ação que oferece ao jovem oportunidades de ser protagonista das histórias construídas por eles, a partir da sua realidade, deve ser considerada de grande elevação social, por apostar no potencial, principalmente de pessoas em desenvolvimento. Os projetos sociais são portas de oportunidades para uma vida com mais qualidade e dignidade”, conclui.
Pela Casa da Criança Gabriel Vieira- Psicólogo e Renata Damas – Pedagoga, a avaliação do projeto é que para os adolescentes foi uma experiência ímpar. Primeiro por permitir uma mudança na perspectiva de sua relação com a instituição, deixando por um momento o posto apenas de usuário desde serviço e podendo pensar e atuar ativamente nas decisões que influenciam sua vida, como verdadeiros protagonistas. Em segundo lugar, por serem expostos aos desafios e frustrações envolvidos na execução de um projeto, onde as coisas podem não acontecer da forma planejada e precisamos ter jogo de cintura, repensar, refazer, ajustar que tudo dê certo.